INTRODUÇÃO
Queremos estabelecer um exemplo motivacional para o estudo de funções, e nada melhor que estudar a relação existente entre as grandezas espaço e tempo. Queremos concluir que o espaço percorrido pode ser obtido como função do tempo gasto por um atleta, conforme descrito abaixo.
Exemplo: Numa esteira ergométrica, um atleta treina com uma velocidade constante para uma maratona. Seu treinador observa, a cada 10 minutos, o espaço percorrido e anota em uma tabela seu desempenho. Observe:
Exemplo: Numa esteira ergométrica, um atleta treina com uma velocidade constante para uma maratona. Seu treinador observa, a cada 10 minutos, o espaço percorrido e anota em uma tabela seu desempenho. Observe:
Instante (minutos) | Distância (m) |
10 | 1 500 |
20 | 3 000 |
30 | 4 500 |
40 | 6 000 |
50 | 7 500 |
60 | 9 000 |
A cada instante (x), em minutos, corresponde a uma única distância (y), em metros. Dizemos então que a distância percorrida pelo atleta encontra-se em função do instante de tempo gasto em seu treinamento. Como a cada 10 minutos são percorridos 1500 metros; a cada minuto, 150 metros são percorridos, assim a fórmula que relaciona espaço e tempo pode ser descrita por y = 150x.
DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO
Dados dois conjuntos A e B não vazios, uma função f de A em B é uma relação que associa a cada elemento x∈A , um único elemento y∈B . Assim, uma função liga um elemento do domínio (conjunto A de valores de entrada) com um segundo conjunto, o contradomínio (conjunto B de valores de saída) de tal forma que a cada elemento do domínio está associado exatamente a um, e somente um, elemento do contradomínio. O conjunto dos elementos do contradomínio que são relacionados pela f a algum x do domínio é o conjunto imagem, denotado por Im(f).
Vejamos um exemplo através da representação por diagramas, onde podemos observar a definição descrita:
Representação por diagramas:
Cada elemento do conjunto A (domínio da função) está relacionado a um, e somente um, elemento do conjunto B (contradomínio da função). Todos os elementos do conjunto B que receberam flechas de A são imagens dos elementos de A, ou seja, a imagem de -3 é 9, imagem de -2 é 4, imagem de -1 é 1 e imagem de 0 é 0. Podemos perceber, nesse caso, que a imagem de cada elemento do conjunto A equivale ao quadrado do seu valor. Logo, podemos concluir que a lei de formação dessa função pode ser definida por f(x) = x².
Dom (f) = {-3,-2,-1,0}
CD (f) = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}
IM (f) = {0,1,4,9}
CD (f) = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}
IM (f) = {0,1,4,9}
Exemplo: Quais dos seguintes diagramas representam uma função de A em B?
a)
b)
c)
d)
De acordo com a definição de função apresentada anteriormente, os gráficos que representam funções são as letras: a e c. Consequentemente, os que não representam são as letras b e d, pois no item b o elemento 0 do conjunto A não se relacionou com nenhum elemento do conjunto B, contrariando a definição de função. Já na letra D, o elemento 4 do conjunto A se conectou com dois elementos do conjunto B, o que também não pode.
Observação: o que podemos concluir, caros alunos? Que cada elemento do conjunto A deve mandar uma e somente uma flecha para o conjunto B para a relação se tornar uma função. Jamais um elemento do conjunto A pode mandar 2 flechas ou deixar de mandar.
Exemplo: vamos entender melhor o que significa o domínio D e a imagem Im observando o gráfico abaixo:
De acordo com que falamos acima, quando queremos saber sobre o domínio, devemos olhar para o eixo x e, quando falamos em imagem, devemos olhar pata o eixo y. Desse modo todos os valores utilizados sobre o eixo x representam o maior domínio dessa função, ou seja, D=[0,4] e todos ou valores utilizados sobre o eixo y representam a imagem, o que podemos concluir Im=[0,2]
Exemplo: vamos determinar o maior domínio das funções abaixo:
1º) f(x) = 3x
Sabemos que o denominador de uma fração tem que ser diferente de zero, pois não existe divisão por zero. Nesse caso, temos que ter x≠ 0 para que 2x seja possível em IR
Lodo o domínio são os reais não nulos.
2º) f(x) = x−4−−−−−√
Sabemos que no conjunto dos números reais não existe raiz quadrada de número negativo.
Portanto, temos que ter x−4≥0 para que seja possível em IR
Daí, x−4≥0⟺x≥4
Logo, D(f) = [4, + ∞[
3º) f(x) = 1−x√x−2√
Nesse caso, devemos ter:
(I) 7−x≥0⟺−x≥−7⟺x≤7
(II)x−2>0⟺x>2
(II)
Ou seja, x∈ ]2, 7]. Para cada x∈ ]2, 7], f(x) existe e é único.
Logo, D(f) = ]2, 7].
Vamos observar agora mais um exemplo cotidiano onde a função se faz presente:
Uma barraca de praia, em Salvador, vende picolés ao preço de R$ 1,75 a unidade. Para não precisar fazer contas a todo momento, o proprietário da barraca montou a seguinte tabela:
Número de picolés | Preço (R$) |
1 | 1,75 |
2 | 3,50 |
3 | 5,25 |
4 | 7,00 |
5 | 8,75 |
6 | 10,50 |
7 | 12,25 |
8 | 14,00 |
Note que o número de picolés é o domínio da função, e o preço correspondente à quantidade de picolés, o contradomínio. Logo, podemos observar que:
Dom (f) = {0,1,2,3,4,5,6,7,8}
CD (f) = {1,75; 3,50; 5,25; 7. 8,75; 10,5; 12,25; 14}
Im (f) = {1,75; 3,50; 5,25; 7. 8,75; 10,5; 12,25; 14}
Como todos os elementos do contradomínio são imagens, podemos concluir que o conjunto imagem é igual ao conjunto contradomínio.
Sendo assim, é possível observar facilmente a lei de formação dessa função. O total (y) a ser pago será R$ 1,75 multiplicado pela quantidade (x) de picolés. Logo, podemos concluir que y = 1,75.x.
Observação:
Seja f : R → R uma função. Tal representação pode ser descrita por D → CD onde D são os elementos do domínio e CD elementos do contradomínio. Sendo I o conjunto imagem, podemos dizer que I é subconjunto de CD, ou seja, I⊂ CD.
Classificação de uma função:
As funções podem ser classificadas em injetora ou injetiva, sobrejetora ou sobrejetiva e bijetora ou bijetiva. Uma função é:
- Injetora ou injetiva quando, para quaisquer elementos x1 ≠ x2 , temos f(x1 ) ≠ f(x2 );
- Exemplo:
- Sobrejetora ou sobrejetiva quando o conjunto imagem for igual ao conjunto do contradomínio, ou seja, possuem os mesmos elementos;
Exemplo:
Funções (Foto: Colégio Qi)
- Bijetora ou bijetiva quando ela for injetora e sobrejetora simultaneamente.
Exemplo:
Funções (Foto: Colégio Qi)
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